UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TEORIA E HISTORIA DA ARTE
DISCIPLINA: Arte e Institucionalização
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ART01-09415
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Identificar a presença de um circuito de arte e suas principais instituições, papéis e atores, enquanto instâncias mediadoras das relações de produção, crítica e circulação da obra de arte. Problematizar as relações de interdependência entre circuito institucional, obra de arte, sociedade e cultura e seus efeitos na produção e circulação das linguagens artísticas e dos principais tópicos de um debate crítico. Analisar a dinâmica própria do campo da arte como território de produção de saber mediado por instâncias constituintes deste campo. Investigar a topologia particular do circuito de arte em diferentes momentos históricos e contextos socioculturais, incluindo áreas de contato, contágio, fronteiras e limites. Discutir as relações de diferença e complementaridade entre diversos circuitos, em nível local, regional ou global. Determinar as modalidades de relações estabelecidas entre obra de arte e instituição.
EMENTA:

O campo da arte e suas diversas mediações institucionais, papéis e atores. As noções de circuito, campo, sistema e rede, como constitutivas da noção de circuito de arte. Museus, galerias, centros culturais e espaços independentes e suas relações com a história, a crítica, a produção da obra de arte e o contexto sociocultural. Arte conceitual e crítica institucional. O circuito de arte e suas relações com o contexto da Globalização e das diferenças culturais. O circuito de arte no Brasil. Possibilidade de visitas a instituições de arte e cultura e viagens a cidades cujos patrimônios artísticos e culturais sejam de interesse para a disciplina.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART02-07321 Circuito de Arte
 
BIBLIOGRAFIA:

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura, Belo Horizonte, UFMG, 2003.
BOURDIEU, Pierre, HAACKE, Hans. Livre-Troca: Diálogos entre ciência e arte, Bertrand Brasil, 1995.
BRITO, Ronaldo. "Análise do circuito" e "O moderno e o contemporâneo (o novo e o outro novo)". In: Sueli de Lima (Org.). Experiência crítica -textos selecionados: Ronaldo Brito, São Paulo, Cosac Naify, 2005.
O'DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco, São Paulo, Martins Fontes, 2003.
PARENTE, André (Org.). Tramas da rede, Porto Alegre, Editora Sulina, 2004.
VENÂNCIO FILHO, Paulo. "Lugar nenhum: o meio de arte no Brasil", in Ricardo Basbaum (Org.), Arte contemporânea brasileira, Rio de Janeiro, Contra Capa, 2001.