UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TEORIA E HISTORIA DA ARTE
DISCIPLINA: História da Arte V
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ART01-09409
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Fotografia, impressionismo, fragmentação da forma. Funcionalidade e modernidade. A codificação teórica da modernidade artística. O contato com a alteridade: arte africana, arte oriental. A autonomia da obra de arte moderna. As questões formais e seus limites. O papel das vanguardas e a arte como ruptura e busca do novo. As relações entre arte e renovação histórica. Os principais movimentos artísticos do período, assim como as obras e artistas mais significativos. Arte e experimentação. Relações entre arte e técnica. A internacionalização da arte. Possibilidade de visitas a monumentos, instituições de arte e cultura e viagens à cidades cujos patrimônios artísticos e culturais sejam de interesse para a disciplina - trabalho de campo.

OBJETIVO(S):

Problematizar a Arte Moderna, enfocando os principais artistas e correntes artísticas - do Pós-Impressionismo (Cézanne, Van Gogh, Gauguin) à Escola de Nova York (Pollock e o Expressionismo Abstrato), bem como a questão da autonomia da obra de arte e a experiência da arte como ruptura e busca do novo. Realizar pesquisa de campo.
DISCIPLINAS CORRESPONDENTES
ART01-07281História da Arte V
ART01-07281História da Arte V

BIBLIOGRAFIA:

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SCHAPIRO, Meyer. Impressionismo. São Paulo: Coasc et Naify, 2002.

HARRISON, Charles e outros. Primitivismo, Cubismo, Abstração. São Paulo: Cosac etNaify, 1998.

WOOD, Paul e outros. Realismo, racionalismo, surrealismo. São Paulo: Cosac et Naify, 1998.

CLARK, T.J. A pintura da vida moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.

GRENBERG, Clement. Arte e cultura - Ensaios críticos. São Paulo: ática, 1996.

SHAPIRO, Meyer. Arte moderna: Séculos XIX e XX. São Paulo: Edusp, 1994.

STANGOS, Nikos (org.). Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.