UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TEORIA E HISTORIA DA ARTE
DISCIPLINA: História da Arte III
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ART01-09407
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Possibilitar a construção de um repertório conceitual e visual relativo a obras de arte produzidas na Europa - com especial ênfase na Itália - de Giotto aos assim chamados maneiristas da segunda metade do Quinhentos; propor uma atualização bibliográfica e uma revisão historiográfica, de Vasari a Burkhardt, relativa ao período em questão; analisar a trajetória do conceito "humanismo" e seu vínculo às artes visuais; pesquisar a recepção da tradição clássica pelas distintas vertentes artísticas renascentistas.
EMENTA:

Redefinição dos termos "Renascimento" e "Maneirismo" à luz de pesquisas recentes; introdução de algumas das principais teorias artísticas tradicionalmente vinculadas a eles; projeção e análise de reproduções de obras de arte produzidas no período em questão.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART01-07269 História da Arte III
 
BIBLIOGRAFIA:

ARGAN, G. C., História da Arte italiana (vols. II e III). São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
BAXANDALL, M. O Olhar Renascente. Pintura e experiência social na Itália da Renascença. São Paulo: Paz e Terra, 1991.
LONGHI, R., Breve mas verídica história da pintura italiana. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.
PANOFSKY, E., Estudos de Iconologia. Temas humanísticos na arte do Renascimento. Lisboa: Estampa, 1986.
SHEARMAN, J., O Maneirismo. São Paulo: Cultrix, 1978.