UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TEORIA E HISTORIA DA ARTE
DISCIPLINA: Historiografia da Arte III
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ART01-09403
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - História da Arte (versão 1)
Eletiva DefinidaART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Discutir a possibilidade da escrita da história da arte depois do anúncio do fim da modernidade e a conseqüente "morte da arte". Problematizar a afirmação de uma filosofia da arte como possibilidade histórico-teórico-crítica para arte contemporânea. Estudar a história da arte enquanto teoria de fronteiras e teoria híbrida, assim como a implicação política dessas teorias. Discutir a possibilidade da história da arte depois da relação arte-tecnologia.
EMENTA:

Questões da história da arte diante do anúncio da morte dos processos produtivos de tradição moderna: a arte como filosofia; fronteiras; hibridismo; tecnologia; política. A relação história, teoria e crítica de arte na contemporaneidade.


BIBLIOGRAFIA:

BELTING, Hans. The End of the History of Art. Chicago/London. The University of Chicago Press, 1987.
DANTO, Arthur. After the End of Art. New Jersey, Princeton University Press, 1997
FLUSSER, Vilém. A Filosofia da Caixa Preta. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 2002.
FOSTER, Hall. Recodificação: arte, espetáculo, política cultural. São Paulo, Casa Editorial Paulista, 1996.
JAMESON, Friedric. Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio: São Paulo, Ática, 1997.
ZIELINSKY, Mônica (org. e introdução). Fronteiras: Arte, Crítica e Outros Ensaios: Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2003