UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TEORIA E HISTORIA DA ARTE
DISCIPLINA: Arte e África
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: ART01-09394
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)
Eletiva DefinidaART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Estudar a arte nas sociedades da África. Analisar os fundamentos, as práticas e as reflexões das próprias sociedades sobre arte. Estudar os desdobramentos artísticos do contato dessas culturas entre si e com as ocidentais. Rever as leituras que o eurocentrismo produziu: da historiografia colonialista aos estudos culturais recentes.
EMENTA:

A África como unidade geo-política e cultural - da invenção eurocêntrica às políticas atuais. Arte e cultura: alteridade nas relações entre África e Ocidente. Sociedades da África como unidades culturais inventadas pelo eurocentrismo Arte e cultura: os "outros" do Ocidente. A produção artística e o sistema de arte na África. A incorporação da "arte negra" no sistema cultural moderno. A questão do primitivismo e suas relações com a produção e o sistema artísticos, da Idade Moderna à contemporaneidade.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART01-07307 Arte na África e na Oceania
 
BIBLIOGRAFIA:

APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
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DIDI-HUBERMAN, Georges. "O ancronismo fabrica a história: a inatualidade de Carl Einstein". In: ZIELINSKY, Mônica (organizadora). Fronteiras: arte, crítica e outros ensaios. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003, pp. 19-53.
FOSTER, Hal. "O inconsciente 'primitivo' da arte moderna ou pele branca, máscaras negras". In: --. Recodificação: Arte, Mídia, Espetáculo. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996, pp. 235-271.
GELL, Alfred. "A rede de Vogel: armadilhas como obras de arte e obras de arte como armadilhas". In: Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, EBA/UFRJ, ano VIII, n. 8, 2001, pp. 174-191.
JUNGE, Peter (org.). Arte da África. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2003.
PERRY, Gill. "O primitivismo e o moderno". In: HARRISON, Charles [et alii]. Primitivismo, Cubismo, Abstração. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
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