UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE QUIMICA ORGANICA
DISCIPLINA: Introdução a Polímeros
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: QUI03-09382
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaQUI - Engenharia Química (versão 4)
QUI - Engenharia Química (versão 5)
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Laboratório1 2 30
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de identificar a propriedades e características dos polímeros, seus processos e técnicas de obtenção.
EMENTA:

Parte teórica: Identificação e classificação de polímeros. Reações de polimerização. Técnicas de polimerização. Transições de polímeros. Propriedades químicas e mecânicas de polímeros. Processamento de polímeros. Reciclagem. Compósitos e misturas poliméricas

Parte Experimental: Preparo de soluções de polímeros. Preparo de filmes poliméricos. Síntese de polímeros: técnica em massa e em solução. Síntese de polímeros por poliadição e policondensação.


PRÉ-REQUISITO 1:

QUI03-09377 Química Orgânica III
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

QUI03-01478 Introdução à Tecnologia dos Polímeros
 
BIBLIOGRAFIA:

MANO, E. B.; MENDES, L. C. Introdução a polímeros. 2. ed. São Paulo: Edgar Blucher, 1999.
MANO, E. B. Polímeros como materiais de engenharia. São Paulo: Edgar Blucher, 1991.
MANO, E. B.; DIAS, M. L.; OLIVEIRA, C. M. F. Química experimental de polímeros. São Paulo: Edgar. Blucher, 2004.
CANEVAROLO Jr., S. V. Ciência dos polímeros: um texto básico para tecnólogos e engenheiros. São Paulo: Artiliber, 2002.
LUCAS, E. F.; SOARES, B. G.; MONTEIRO, E. Caracterização de polímeros. Rio de Janeiro: e-Papers, 2001.
COWIE, J. M. G. Polymers: chemistry and physics of modern materials. New York: Blackie Academic and Professional, 1991.
WALTON, D.; LORIMER, P. Polymers. Oxford: Oxford, 2000.