UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE QUIMICA GERAL E INORGANICA
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Química III
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: QUI01-09374
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaQUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Análise dos programas e metodologias do Ensino de Química como forma de desenvolver, no Licenciado, uma consciência crítica para o exercício da profissão.
EMENTA:

Discussão dos programas oficiais de Química no Ensino Médio.
Análise dos livros didáticos de Química adotados nas Escolas Públicas e Particulares para o Ensino Médio.
Identificação de assuntos relativos ao trinômio Ciência, Tecnologia e Sociedade (CT&S) como forma de escolha de temas motivadores para o Ensino de Química visando a elaboração do Projeto Pedagógico da escola.


PRÉ-REQUISITO 1:

QUI01-09371 Metodologia do Ensino de Química II
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

QUI01-06716 Prática de Ensino Específica II (Química)
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL.-Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro
de 1996.
__________ Ministério da Educação - MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- Brasília : MEC/Semtec, 1998a.
__________Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica
- Semtec. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros
Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
CHASSOT, A. I. Para Que(m) é Útil o Ensino? Canoas: Ed. ULBRA, 1995.
LUTFI, M. Cotidiano e Educação em Química. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1992.
LUTFI, M. Os Ferrados e os Cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1992.
GEPEQ -Interações e Transformações I e II. São Paulo: Ed. USP, 1995.
MALDANER, O. A Construção de Conceitos Fundamentais. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1992.
MALDANER, O. A e ZAMBIAZI, R. Consolidação de Conceitos Fundamentais. Ijuí: Ed.
UNIJUÍ, 1993.
DIAS, A.; R. e RAMOS, J. M. Química e Sociedade. Lisboa: Escolar Editora, 1990.SANTOS, W. L. P. e SCHNETZLER, R. P. Educação em Química - Compromisso com a
Cidadania. Ijuí: Ed.UNIJUÍ, 1997.