UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE QUIMICA GERAL E INORGANICA
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Química II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: QUI01-09371
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaQUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Levantamento dos principais problemas do atual Ensino de Química no Ensino Médio.
Levantamento de temas geradores sociais e/ou ambientais para elaboração de propostas para o ensino de química que permitam a interação com o cotidiano.
Levantamento de estratégias instrucionais que permitam o estabelecimento de interações com situações de vivência, trazendo aspectos da realidade para os contextos de discussão em sala de aula.
Elaboração de um programa de ensino de química baseado nas abordagens dos temas sociais estudados.
Prática, sob orientação dos professores, de estratégias de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento dos eixos temáticos.

EMENTA:

Levantamento dos principais problemas do atual Ensino de Química no Ensino Médio.
Levantamento de temas geradores sociais e/ou ambientais para elaboração de propostas para o ensino de química que permitam a interação com o cotidiano.
Levantamento de estratégias instrucionais que permitam o estabelecimento de interações com situações de vivência, trazendo aspectos da realidade para os contextos de discussão em sala de aula.
Elaboração de um programa de ensino de química baseado nas abordagens dos temas sociais estudados.
Prática, sob orientação dos professores, de estratégias de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento dos eixos temáticos.


PRÉ-REQUISITO 1:

QUI01-08997 Metodologia do Ensino de Química I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

QUI01-06715 Prática de Ensino Específica I (Química)
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL.-Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro
de 1996.
__________ Ministério da Educação - MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- Brasília : MEC/Semtec, 1998a.
__________Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica
- Semtec. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros
Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
CHASSOT, A. I. Para Que(m) é Útil o Ensino? Canoas: Ed. ULBRA, 1995.
LUTFI, M. Cotidiano e Educação em Química. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1992.
LUTFI, M. Os Ferrados e os Cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1992.
GEPEQ -Interações e Transformações I e II. São Paulo: Ed. USP, 1995.
MALDANER, O. A Construção de Conceitos Fundamentais. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1992.
MALDANER, O. A e ZAMBIAZI, R. Consolidação de Conceitos Fundamentais. Ijuí: Ed.
UNIJUÍ, 1993.