UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE MATEMATICA APLICADA
DISCIPLINA: Cálculo Numérico
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: IME06-09331
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
IME - Matemática (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica6690
TOTAL 6 6 90

OBJETIVO(S):

APRESENTAR O CÁLCULO E A ÁLGEBRA DO PONTO DE VISTA COMPUTACIONAL MANUAL E/ OU AUTOMÁTICO. DESENVOLVER AS TÉCNICAS DESTINADAS A COMPENSAR AS RESTRIÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES NUMÉRICAS. CONTRABALANÇAR A ARGUMENTAÇÃO CONCEITUAL COM QUESTÕES DE DESEMPENHO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS TÉCNICAS EM ALGUM AMBIENTE COMPUTACIONAL. ENSINAR A UTILIZAR E PROGRAMAR SOFTWARE DE COMPUTAÇÃO NUMÉRICA E VISUALIZAÇÃO GRÁFICA DO ESTADO DA ARTE.
EMENTA:

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE. CONCEITOS BÁSICOS DE SOLFWARE: SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO BINÁRIA, ARITMÉTICA BINÁRIA, OPERAÇÕES LÓGICAS, SISTEMA OPERACIONAL. ÊNFASE EM ALGORITMOS: CONSTRUÇÃO DE ALGORITMOS, ESTRUTURAS DE CONTROLE BÁSICAS. ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, TIPOS DE DADOS, COMANDOS SIMPLES DE ENTRADA E SAÍDA, COMANDOS DE SELEÇÃO, COMANDOS DE REPETIÇÃO, ARMAZENAMENTO DE DADOS. NTEORIA DOS ERROS. SÉRIES DE TAYLOR E DE MACLAURIN. RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES ALGÉBRICAS E TRANSCENDENTES. INTERPOLAÇÃO NUMÉRICA. DIFERENCIAÇÃO NUMÉRICA. INTEGRAÇÃO NUMÉRICA. RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE SISTEMAS LINEARES. RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS.

PRÉ-REQUISITO 1:

IME01-09297 Cálculo I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IME04-00627 Introdução ao Processamento de Dados
IME06-05012 Cálculo Numérico
 
BIBLIOGRAFIA:

APRESENTAR O CÁLCULO E A ÁLGEBRA DO PONTO DE VISTA COMPUTACIONAL MANUAL E/ OU AUTOMÁTICO. DESENVOLVER AS TÉCNICAS DESTINADAS A COMPENSAR AS RESTRIÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES NUMÉRICAS. CONTRABALANÇAR A ARGUMENTAÇÃO CONCEITUAL COM QUESTÕES DE DESEMPENHO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS TÉCNICAS EM ALGUM AMBIENTE COMPUTACIONAL. ENSINAR A UTILIZAR E PROGRAMAR SOFTWARE DE COMPUTAÇÃO NUMÉRICA E VISUALIZAÇÃO GRÁFICA DO ESTADO DA ARTE.