UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE GEOMETRIA REPRESENTACAO GRAFICA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado de Matemática I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IME03-09325
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Capacitar o aluno para 1) Planejar currículos e atividades e selecionar e organizar conteúdos de conhecimento e de habilidades correlacionados, inerentes aos níveis Fundamental e Médio; 2) Desenvolver o ensino da matemática relacionado com as demandas da sociedade contemporânea e futura e ministrar os conteúdos de conhecimento e de habilidades de modo a desenvolver nos alunos a consciência crítica frente aos eventos sociais e a capacidade de autonomia na construção do conhecimento e 3) Enfrentar situações de dificuldades encontradas no magistério.
EMENTA:

Planejamento curricular e de atividades. Instrumentos próprios para o ensino e para o controle do processo de ensino-aprendizagem. Técnicas de análise e de síntese de textos. Discussão de conteúdos de conhecimento e de habilidades. Seminários. Treinamento em aulas. Relatórios de atividades.

TRAVA:

67 créditos (Matemática - versão 5)
67 créditos (Matemática - versão 6)
67 créditos (Matemática - versão 7)
79 créditos (Matemática - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

Capacitar o aluno para 1) Planejar currículos e atividades e selecionar e organizar conteúdos de conhecimento e de habilidades correlacionados, inerentes aos níveis Fundamental e Médio; 2) Desenvolver o ensino da matemática relacionado com as demandas da sociedade contemporânea e futura e ministrar os conteúdos de conhecimento e de habilidades de modo a desenvolver nos alunos a consciência crítica frente aos eventos sociais e a capacidade de autonomia na construção do conhecimento e 3) Enfrentar situações de dificuldades encontradas no magistério.