UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ANALISE MATEMATICA
DISCIPLINA: Prática de Matemática I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: IME01-09304
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Promover o ensino da matemática como eixo básico da formação docente, articulando teoria/prática nas atividades desenvolvidas, discutindo as dimensões humanas e técnicas, analisando textos e livros de matemática nos ensinos fundamental e médio, tendo como área especifica o estudo de funções de uma variável real.
EMENTA:

Funções reais de uma variável real: domínio, imagem, injetividade, sobrejetividade, crescimento e decrescimento.
Funções compostas e funções inversas. Imagem direta e imagem inversa.
Funções elementares: linear, quadrática, modular, exponencial, logarítmica, trigonométrica.



BIBLIOGRAFIA:

Augustine, Carlos H. Métodos modernos para o ensino do matemático.

A matemática do ensino médio. vol. 3, Elon Lages Lima, Paulo Cezar Pinto Carvalho, Eduardo Wagner e
Augusto César Morgado, Coleção Professor de Matemática, IMPA.

Iezzi, Gelson. Coleção Fundamentos da Matemática Elementar.