UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: literatura Infanto - Juvenil
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP01-09253
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

1- Analisar a produção literária destinada ao público infantil e juvenil, observando-se suas especificidades;
2- acompanhar a trajetória desenvolvida pela literatura infanto-juvenil, do vínculo à libertação pedagógica;
3-desenvolver uma leitura crítica de textos da tradição, identificando as questões essenciais por eles abordadas, razão de sua permanência ao longo dos tempos.

EMENTA:

O estatuto da Literatura Infanto-Juvenil e suas origens. A narrativa exemplar. O conto entre fadas e maravilhas.


BIBLIOGRAFIA:

BETTELHEIM, Bruno.A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil - teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
______ . O conto de fadas. São Paulo: Ática, 1991.
MENDES, Mariza B. T. Em busca dos contos perdidos.São Paulo: UNESP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2000.
WARNER, Marina. Da Fera à Loira: sobre contos de fadas e seus narradores. São Paulo : Companhia das Letras, 1999.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.