UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Literatura Infanto - Juvenil Brasileira
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP01-09252
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

A Literatura Infanto-Juvenil brasileira: das origens à contemporaneidade, através de diferentes linguagens: a narrativa, a poesia, a história em quadrinhos, o teatro, o cinema, o texto visual.

OBJETIVO(S):

1- Ler e analisar criticamente a produção literária brasileira direcionada ao público infantil e juvenil;

2- perceber, através da leitura de obras variadas, a relevância dos escritores brasileiros que se dirigem à infância e à adolescência;

3- observar as especificidades das linguagens empregadas nos textos lidos.



BIBLIOGRAFIA:

BORDINI, Maria da Glória. Poesia Infantil. São Paulo: ática, 1991.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil - teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. A literatura Infantil brasileira - História e histórias. São Paulo: ática, 1995.

MACHADO, Ana Mª.Texturas: sobre leitura e escritos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,2001.

SANDRONI, Laura. De Lobato a Bojunga. Rio de Janeiro: Agir, 1987.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.