UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Estágio Super do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura II
CARGA HORÁRIA: 120 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP01-09246
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio4 8 120
TOTAL 4 8 120

OBJETIVO(S):

Planejar e vivenciar as atividades profissionais do ambiente escolar do Ensino Médio.
EMENTA:

Preparação e acompanhamento de estágio orientado nas escolas cadastradas.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP01-09238 Fundamentos e Prática do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura II
TRAVA:

90 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 2)
 
BIBLIOGRAFIA:

ABAURRE, Maria Bernadete Marques. "(Re)escrevendo: o que muda? In: ABAURRE, M.B.M.; FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura T. Cenas de aquisição da escrita - o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas, São Paulo: Associação de Leitura do Brasil/ Mercado de Letras, 1997. pp.117-51.
CORACINI, Maria José. (org.) O jogo discursivo na aula de leitura. Campinas/São Paulo: Pontes, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e
GARCIA, Regina Leite. Múltiplas linguagens na escola. Rio de Janeiro, DP&A, 2002.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2002.
LAJOLO, M.Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.
LOURO, Guacira Lopes."A construção escolar das diferenças." In:___. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis:Vozes, 1998.pp.57-87.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio - Parte II Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
PCN + Ensino Médio: orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 2000.pp 1-22; 55-92; 239-241
MORANDI, Franc. Modelos e métodos em pedagogia. Bauru/ São Paulo: EDUSC, 2002.
NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al (orgs.) Ler e escrever / compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Universidade / UFRGS, 2001.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. O discurso pedagógico: a circularidade. 2 ed.ver. e aum. In: ___. A linguagem e seu funcionamento - as formas do discurso.Campinas/São Paulo: Pontes, 1987.pp.15-23.
SABOYA, Jorge. LDB comentada & fundamentos da educação. Rio de Janeiro: Auriverde, s.d..
ZILBERMAN, r. & SILVA, E.T. Leitura em crise na escola: alternativas do professor.11a.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.