UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Fundamentos e Prática do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura III
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP01-09245
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Revisar e aprofundar práticas voltadas para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura nos níveis Fundamental e Médio, visando a uma reflexão fundamentada sobre a ação pedagógica nestes termos.
EMENTA:

I- Revisão de práticas pedagógicas. II- Análise sistematizada de livros didáticos e paradidáticos. III- Atividades de observação, análise e co-participação em aulas práticas. IV- Reflexão fundamentada acerca da Prática de Ensino.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP01-09226 Metodologia Ensino Língua Portuguesa e Literatura I   ou
FFP01-09232 Metodologia Ensino Língua Portuguesa Literatura II
 
BIBLIOGRAFIA:

CÂNDIDO, Antonio. Por que ensinar literatura? Entrevista a Norma Goldstein. O Estado de São Paulo, 22-08-1998.
FREIRE, Paulo. Política e Educação.São Paulo: Cortez, 2001.
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental- Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
PEREIRA, Maria das Graças Dias. "Reflexões sobre a teoria da leitura. Letras & Letras. (1):47-62. jun 1987.
SCOTT, Michael. "Lendo nas entrelinhas". Cadernos PUC- Lingüística (Leitura) (16):101-23, 1983.
RAMOS, Jânia M. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
RODARI, Gianni.Gramática da fantasia.São Paulo: Summus, 1982.
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SILVA, Marilda da. Como se ensina e como se aprende a ser professor. A evidência do habitus professoral e da natureza prática da Didática.Bauru/São Paulo: EDUSC, 2003.