UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Literatura Portuguesa IV
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP01-09243
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

EMENTA:

Os Lusíadas e suas correlações na cultura e na literatura ocidentais.

OBJETIVO(S):

1. Promover a leitura e a análise da obra Os Lusíadas, de Camões, considerada paradigma na construção de uma identidade nacional portuguesa.

2. bservar o diálogo travado com Mensagem, de Fernando Pessoa, e com outras obras da contemporaneidade, analisando as relações de absorção ou transformação, numa visão comparativista.

3. Orientar a elaboração e apresentação de trabalhos, escritos e orais, individualmente ou em grupo, visando a formar e propiciar subsídios para a prática docente.


DISCIPLINA CORRESPONDENTE
FFP01-06586Literatura Portuguesa III

BIBLIOGRAFIA:

1. BERARDINELLI, Cleonice. Estudos camonianos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira : Cátedra Padre António Vieira, Instituto Camões, 2000.

2. QUESADO, Clécio. Labirintos de um livro à beira-mágoa: análise de Mensagem de Fernando Pessoa. Rio de Janeiro: Elo, 1999.

3. SARAIVA, Antonio José e LOPES, Oscar. História da Literatura Portuguesa. Porto: Porto, 1996.

4. SARAIVA, Antonio José. Luís de Camões. Lisboa : Europa-América, 1972.

5. SENA, Jorge de. A estrutura de ´Os Lusíadas´ e outros estudos camonianos de poesia peninsular do século XVI. Lisboa : Edições 70, 1980.

6. SILVA, Vitor Manuel de Aguiar e. Camões: labirintos e fascínios. Lisboa: Cotovia, 1994.