UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Fundamentos e Prática do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP01-09238
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Praticar e experienciar atividades didáticas em Língua Portuguesa e Literatura, a partir de reflexão e análise de orientações e procedimentos pedagógicos adequados ao Ensino Médio.
EMENTA:

I- Planejamento pedagógico. II- Análise dos princípios e/ou pressupostos dos PCNLP para o Ensino Médio. III- Leitura e interdisciplinaridade. IV- Literatura no Ensino Médio

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP01-09226 Metodologia Ensino Língua Portuguesa e Literatura I
PRÉ-REQUISITO 2:

FFP01-09232 Metodologia Ensino Língua Portuguesa Literatura II
 
BIBLIOGRAFIA:

FREIRE, Paulo . "A importância do ato de ler em três artigos que se complementam." 28a. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
FREITAS, Maria Teresa A. & COSTA, Sérgio Roberto. (orgs.). Leitura e escrita na formação de professores. Juiz de Fora: UFJF, 2002.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LEAHY-DIOS, Cyana & LAGE, Claudia. Língua e literatura - Uma questão de educação? Campinas, SP: Papirus, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio - Parte II Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
____ PCN + Ensino Médio: orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 2000. pp. 1-22; 55-92; 239-241
KATO, Mary. No mundo da escrita. São Paulo: Ática, 1986.
_____. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
KLEIMAN, Ângela B.. Oficina de leitura. Teoria & prática. Campinas/São Paulo: Pontes, 1993.
MORICONI, Ítalo. Como e por que ler a poesia brasileira do séc. XX .Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
PERINI, Mário A. Sofrendo a gramática: ensaios sobre a linguagem. São Paulo: Ática, 2003.
SCHNEUWLY, Bernard, DOLZ, Joaquim et alli. Gêneros orais e escritos na escola..Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Ática, 1988.