UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Linguística IV
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP01-09235
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

1. Identificar as diferentes concepções de discurso de acordo com as escolas lingüísticas.
2. Fazer as relações entre língua e discurso.
3. Reconhecer a diferença entre a competência gramatical e a pragmático-discursiva.
4. Conhecer as estratégias de polidez e suas relações com a cultura
5. Estabelecer as relações de sentido a partir do processo interacional
6. Identificar a diferença entre frase, sentença, e atos de fala.
7. Desenvolver habilidades no aluno para que ele faça aplicações pedagógicas com base na competência pragmático-discursiva.
8. Elaborar propostas pedagógicas relacionadas à competência pragmático-discursiva, observando a situação comunicativa.

EMENTA:

Relação entre língua e discurso. O lugar do discurso nas diferentes escolas: Sociolingüística, Sociolingüística Interacional, Teoria da enunciação, Pragmática e análise do Discurso. Análise de Discurso de linha francesa e anglo-saxã: tipos de discurso, objetivos, método e origem. As condições de produção, as formações discursivas e os tipos de discurso. Discurso e interação. A preservação das faces na interação. Os atos de fala e as estratégias de interação.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP01-09219 Linguística I
 
BIBLIOGRAFIA:

AUSTIN, John M. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1980.
DIJK, Teun Adrianus van. Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto, 1996.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da UNB, 2001.
KOCH, Ingedore. A inter-ação pela linguagem. São Paulo:Contexto, 1995.
MAINGUENEAU, Domenique. Novas tendências em análise do discurso. Campinas, SP:Pontes, 1993.
MARCONDES, Danilo. Filosofia, linguagem e comunicação. São Paulo: Cortez, 1992.
MUSSALIM, Fernanda. Análise do discurso. In: MUSSALIM, Fernanda & BENTES, Ana Cristina. Introdução à Lingüística: domínios e fronteira. São Paulo: Cortez, 2000. pp.101-142. vol.2
PAPI, Marcella Bertuccelli. Qué es la pragmática? Barcelona, Buenos Aires, México: PAIDÓS, 1996.
RIBEIRO, Branca Telles e GARCEZ, Pedro M.(org.) Sociolingüística interacional. Porto Alegre: AGE, 1998.