UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Fundamentos e Prática do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP01-09233
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Praticar e experienciar atividades didáticas de Língua Portuguesa e Literatura, a partir de reflexão e análise de orientações e procedimentos pedagógicos adequados ao Ensino Fundamental.
EMENTA:

I- O planejamento pedagógico. II- Definição de objetivos para o Ensino da Língua Materna. III- Aspectos relativos à aquisição de língua oral e escrita. IV- Análise de livros didáticos e paradidáticos a partir dos PCNLP.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP01-09226 Metodologia Ensino Língua Portuguesa e Literatura I   ou
FFP01-09232 Metodologia Ensino Língua Portuguesa Literatura II
 
BIBLIOGRAFIA:

ABAURRE, Maria Bernadete Marques. "Uma história individual". In: ABAURRE, M.B.M.; FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura T. Cenas de aquisição da escrita - o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas, São Paulo: Associação de Leitura do Brasil/ Mercado de Letras, 1997.pp.79-115.
DETTONI, Rachel do Valle. Interação em sala de aula e as práticas do professor. Brasília: Departamento de Lingüística, Línguas Clássicas e Vernácula- UNB, 1995.
JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
FRANCHI, C. "Criatividade e gramática." In: Trabalhos em Lingüística aplicada.(9): 5-45.Campinas/IEL, Unicamp,1987.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. "Oralidade e letramento." In: _______. Da fala para a escrita: atividades de letramento. São Paulo: Cortez, 2001. pp15- 43.
MARTINS, Jorge Santos. O trabalho com projetos de pesquisa / Do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas,: São Paulo: Papiros, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental- Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
RAMOS, Jânia M. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ROJO, Roxane & BATISTA, Antônio Augusto Gomes. (orgs.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
SILVA, Marilda da. Como se ensina e como se aprende a ser professor. A evidência do habitus professoral e da natureza prática da Didática.Bauru/São Paulo: EDUSC, 2003.