UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Metodologia Ensino Língua Portuguesa Literatura II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP01-09232
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Revisar e aprofundar questões de ordem conceitual e procedimentos metodológicos, com base na proposta dos PCNLP em relação à leitura e produção de gêneros textuais diversos.
EMENTA:

I- Revisões de ordem conceitual. II- A contribuição das propostas dos PCNLP III- O lugar da Literatura nos PCNLP IV- A Pedagogia da Complexidade.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP01-09226 Metodologia Ensino Língua Portuguesa e Literatura I
 
BIBLIOGRAFIA:

CANDAU, Vera. (org.). A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 2000.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.
NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al. (orgs.). Ler e escrever / compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Universidade / UFRGS, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental- Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: DF: UNESCO, 2001.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. A leitura e os leitores. São Paulo: Pontes, 1998.
PERRENOUD, Philippe. "Dez competências para uma nova profissão". Porto Alegre: Pátio.Ano V, no. 17, mai/jun/jul 2001.
TERZI, Sylvia Bueno. A construção da leitura. Campinas/São Paulo: Pontes, 1995.
ZILBERMAN, R.(org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988.