UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Literatura Brasileira I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP01-09224
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

1. Discutir as bases da construção do projeto literário brasileiro, a partir da busca pela identidade nacional.
2. Elaborar uma visão crítica do projeto literário brasileiro, mediante leitura interpretativa e analítica de textos poéticos selecionados.
3. Avaliar a produção crítica e historiográfica.
4. Analisar criticamente textos poéticos.
5. Orientar a elaboração e apresentação de trabalhos, escritos e orais, individualmente ou em grupo, visando a formar e propiciar subsídios para a prática docente.

EMENTA:

Do Barroco ao Modernismo - introdução à literatura brasileira através da poesia.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP01-06095 Literatura Brasileira I
 
BIBLIOGRAFIA:

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo : Companhia das Letras, 1992.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6.ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.
______. História concisa da literatura brasileira. São Paulo : Cultrix, 1996.
COUTINHO, Afrânio (org.) A literatura no Brasil. Rio de Janeiro : EdUFF, 6v.
FREITAS, Alice Cunha de; CASTRO, Maria de Fátima F.Guilherme de (Org.) Língua e literatura - ensino e pesquisa. São Paulo : Contexto, 2003.
LUCAS, Fábio. Do barroco ao modernismo. São Paulo: Ática, 1989.
MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides: breve história da literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1977. 8ª ed.
PERRENOUD, Philippe; PAQUAY, Léopold; ALTET, Marguerite; CHARLIER, Évelyne (org.) Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Trad. Fátima Murad e Eunice Gruman. Porto Alegre: Artmed, 2001.