UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Linguística II
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP01-09223
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

1. Apresentar os pressupostos teóricos da sociolingüística. 2. Definir, reconhecendo os tipos de variação lingüística.3. Trabalhar os fenômenos de variação e mudança; variação e aquisição.4. Trabalhar conceitos de língua padrão e norma culta, observando as relações com o ensino e a sociedade.5. Habilitar o aluno para o desenvolvimento de estratégias para lidar com as variantes sociolingüísticas em sala de aula, tendo em vista a gramática tradicional e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
EMENTA:

Introdução à Sociolingüística; a teoria da variação lingüística de Labov; variáveis e variantes lingüísticas. A previsibilidade da variação: fatores internos e fatores externos.Mudança lingüística.Língua, norma e uso; padrão lingüístico: variedade padrão e variedade popular; outros padrões lingüísticos; a escola.Língua e modalidades de uso e a escola.A contribuição da sociolingüística na aprendizagem da língua materna; ideologia da deficiência e ideologia das diferenças.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP01-09219 Linguística I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP01-05975 Linguística III
 
BIBLIOGRAFIA:

CALVET, Louis-Jean. Sociolingüística: uma introdução crítica. São Paulo, Parábola, 2002.
BAGNO, Marcos. Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo, Parábola, 2002.
BAGNO, M., STUBBS, M. e GAGNÉ, G. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo, Parábola, 2002.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo, Parábola, 2004.
FARACO, C. A . Lingüística histórica. São Paulo, Ática, 1991.
FIORIN, J.L. (org.) (2002) Introdução à lingüística. São Paulo, Contexto.
LANGACKER, R.W. A linguagem e sua estrutura. Petrópolis, Vozes, 1975.
______. (org.) Introdução à lingüística variacionista. In: Cadernos didáticos, UFRJ, 1996.
ROBERTS, I. & KATO, M. Português brasileiro: uma viagem diacrônica. Campinas, UNICAMP, 1996.
TARALLO, F. A pesquisa sociolingüística. São Paulo, Ática, 1997.
______. (org.) Fotografias sociolingüísticas, Campinas, Pontes/UNICAMP, 1989.