UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Teoria Literária II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP01-09215
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

1. Promover o estudo e a reflexão crítica de textos que norteiam a construção de conceitos de narratologia e poética.
2. Ler e analisar criticamente textos literários significativos.
3. Orientar a elaboração e apresentação de trabalhos, escritos e orais, individualmente ou em grupo, visando a formar e propiciar subsídios para a prática docente.

EMENTA:

Lírica e narrativa.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP01-09209 Teoria Literária I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP01-06607 Teoria da Literatura II
 
BIBLIOGRAFIA:

ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Trad.Antônio Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro/São Paulo : Ediouro S.A., [s/d].
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad.Waltensir Dutra. São Paulo : Martins Fontes, 1997.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria - literatura e senso comum. Trad.Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte : Editora UFMG, 1999.
______. Os cinco paradoxos da modernidade. Trad.Cleonice P.B.Mourão et al. Belo Horizonte : Editora UFMG, 1999.
CULLER, Jonathan. Teoria literária - uma introdução. Trad.Sandra Guardini T.Vasconcelos. São Paulo : Beca Produções Culturais Ltda., 1999
FREITAS, Alice Cunha de; CASTRO, Maria de Fátima F.Guilherme de (Org.) Língua e literatura - ensino e pesquisa. São Paulo : Contexto, 2003.
PERRENOUD, Philippe; PAQUAY, Léopold; ALTET, Marguerite; CHARLIER, Évelyne (Org.) Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Trad. Fátima Murad e Eunice Gruman. Porto Alegre : Artmed, 2001.