UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Técnicas de Comunicação e Expressão I
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP01-09207
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

1. Desenvolver a competência comunicativa e crítica do aluno, a fim de elevar sua produção oral e escrita.
2. Propiciar o conhecimento das especificidades lingüísticas e estilísticas de textos acadêmicos.

EMENTA:

Análise da situação comunicativa na Universidade e no ambiente profissional através da identificação do código e das estratégias discursivas adequadas a essas situações. Tipologia textual.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP01-05440 Língua Portuguesa I
 
BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Antônio Suárez. Curso de redação. São Paulo: Ática, 1989.
BOAVENTURA, Edivaldo. Como ordenar as idéias. São Paulo: Ática, 1990.
FEITOSA, Vera Cristina. Redação de textos científicos. Campinas-SP: Papirus, 1991.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 1988.
GUIMARÃES, Elisa. A articulação do texto. São Paulo: Ática, 1999.
KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1989.
______. & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.
LUFT, Celso Pedro. Novo guia ortográfico. Porto Alegre: Globo, 1980.
______. Dicionário prático de regência verbal. São Paulo: Ática, 1987.
______. Dicionário prático de regência nominal. São Paulo: Ática, 1992.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O tratamento da oralidade na língua escrita. xerox.
OLIVEIRA, M. C. L. de, PEREIRA, M. G. D. & BASTOS, L. C. Técnicas de produção e edição de texto. PUC - Departamento de Letras, 1994.
SERAFINI, Maria Teresa. Como escrever textos. Rio de Janeiro: Globo, 1987.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1o e 2o graus. 3. ed.. São Paulo: Cortez, 1997.