UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado IV
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP02-09184
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Ciências Biológicas (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio3 6 90
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

Compreender o papel da educação científica em situações especiais de aprendizagem; vivenciar experiências alternativas voltadas para a educação científica em espaços formais e não-formais; desenvolver projetos especiais voltados para o ensino de Ciências e Biologia em espaços educativos formais e não-formais; refletir criticamente sobre as atividades desenvolvidas.
EMENTA:

A educação em Ciências e Biologia em situações especiais de aprendizagem: educação de jovens e adultos, educação especial, educação nos assentamentos rurais, educação indígena, educação para jovens em situação de risco, educação em Museus de Ciências, educação em organizações não-governamentais e atividades complementares desenvolvidas em escolas. Planejamento e execução de atividades docentes em situações especiais de aprendizagem, sob orientação do professor.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP04-09075 Estágio Supervisionado I
 
BIBLIOGRAFIA:

COLL, C., PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação - necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
GOUVÊA, G., MARANDINO, M., LEAL, M. C. Educação e Museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: FAPERJ, Editora Access, 2003. v. 1.
KOLLING, E. J. e MOLINA, M. C. Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: 2002.
SELLES, S. E, FERREIRA, M. S., MARANDINO, M. AYRES, A. C. M. GOLDBACH, T. GRYNSPAN, D. Anais do I EREBIO - Novo Milênio, Novas Práticas Educacionais? Niterói: 2001.
SELLES, S. E, FERREIRA, M. S., GOMES, M. M., AYRES, A. C. M. & DORVILLÉ, L. F. M. Anais do II EREBIO - Formação de Professores de Biologia: articulando universidade e escola. São Gonçalo: 2003.
SELLES, S. E. e FERREIRA, M. S. (orgs.) Formação Docente em Ciências: memórias e práticas. Niterói, RJ: EdUFF, 2003.
SILVA, A. L. da e FERREIRA, M. K. L. Antropologia, História e Educação - A Questão Indígena e a Escola. São Paulo: Fapesp/Global Ed., 2001.
SILVA, L. H. da (org.). Século XXI: Qual Conhecimento? Qual Currículo? Petrópolis: Vozes, 1999.
STAINBACK, S. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.