UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado III ( Biologia )
CARGA HORÁRIA: 120 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP02-09182
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Ciências Biológicas (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio4 8 120
TOTAL 4 8 120

OBJETIVO(S):

Compreender a importância da prática docente como eixo fundamental da formação inicial do professor e o papel do professor de Biologia no contexto da escola básica. Entender a escola básica como locus de formação do professor. Compreender a escola e a sala de aula de Biologia como espaços de produção de conhecimento. Relacionar teoria e prática no ensino de Biologia na escola básica. Compreender a cultura escolar no que se refere ao ensino de Biologia e discutir as dimensões ética, sócio-política, humana, técnica e os princípios epistemológicos do ensino de Biologia. Vivenciar experiências de ensino de Biologia na escola básica de nível médio. Elaborar e executar planejamento de atividades de ensino de Biologia em unidades escolares de ensino médio, sob orientação. Refletir criticamente sobre as atividades desenvolvidas.
EMENTA:

Os saberes docentes dos professores de Biologia. A aula de Biologia no ensino médio e o encontro entre diferentes formas de conhecimento. Acompanhamento da prática docente de professores de Biologia do ensino médio. Planejamento e execução de atividades docentes relacionadas ao ensino de Biologia do ensino médio, sob orientação do professor regente da escola básica e supervisão do professor da universidade.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP04-09075 Estágio Supervisionado I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP02-07031 Prática de Ensino III - Biologia
 
BIBLIOGRAFIA:

LOPES, A. C. Conhecimento Escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
LOPES, A. C. e MACEDO, E. Disciplinas e Integração Curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
NARDI, Roberto, BASTOS, Fernando e DINIZ, Renato Eugênio da S. (orgs.) Pesquisas em Ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2004.
OLIVEIRA, D. L. de. Ciências nas Salas de Aula. Porto Alegre: Mediação, 1997.
SELLES, S. E, FERREIRA, M. S., MARANDINO, M. AYRES, A. C. M., GOLDBACH, T. & GRYNSPAN, D. (orgs.) Anais do I EREBIO - Novo Milênio, Novas Práticas Educacionais? Niterói: 2001.
SELLES, S. E, FERREIRA, M. S., GOMES, M. M., AYRES, A. C. M. & DORVILLÉ, L. F. M. (orgs.) Anais do II EREBIO - Formação de Professores de Biologia: articulando universidade e escola. São Gonçalo: 2003.
SELLES, S. E. e FERREIRA, M. S. (orgs.) Formação Docente em Ciências: memórias e práticas. Niterói, RJ: EdUFF, 2003.
SILVA, L. H. da (org.). Século XXI: Qual Conhecimento? Qual Currículo? Petrópolis: Vozes, 1999.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação de Professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.