UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS
DISCIPLINA: Biologia e Evolução
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP02-09174
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Ciências Biológicas (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender o processo de construção histórica do pensamento evolutivo. Reconhecer as evidências atuais que dão apoio ao fenômeno da evolução das espécies. Compreender os diferentes mecanismos envolvidos na produção de novas espécies. Compreender as diferentes visões dentro do pensamento científico sobre o(s) modo(s) como a evolução se processa entendendo as justificativas e críticas de cada. Reconhecer as diferentes implicações do processo evolutivo no âmbito da sociedade humana.
EMENTA:

Evidências científicas do processo evolutivo. Origem e impacto do pensamento evolutivo. Processos que criam variabilidade genética: mutação; alterações cromossômicas estruturais e numéricas; recombinação gênica. Processos que atuam sobre a variabilidade genética: migração; deriva gênica e princípio do fundador; seleção natural; valor adaptativo e coeficiente seletivo; seleção gamética. Tipos de seleção natural. Especiação: conceito
biológico de espécie: definições e problemas; variação geográfica e o problema de definir raças e subespécies; mecanismos de especiação Evolução a nível molecular. Genética de populações. Gradualismo Filético, Neutralismo, Saltacionismo e Equilíbrio Pontuado. Evolução Humana e Sociedade.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP02-02134 Biologia e Evolução
 
BIBLIOGRAFIA:

Futuyma, D.J. 1995. Biologia Evolutiva. 2ª Edição. 631 p. Ed. Sociedade Brasileira de Genética/CNPq. Ribeirão Preto-SP