UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS
DISCIPLINA: Laboratório de Ensino IV
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP02-09168
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Ciências Biológicas (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender os processos históricos de construção do conhecimento biológico e suas implicações para o ensino de Biologia; analisar as implicações sociais do desenvolvimento científico nessa área do conhecimento; analisar os processos de ensino e aprendizagem de conceitos envolvendo os temas ser humano, genética e evolução na educação básica; avaliar o papel desses conteúdos no currículo escolar dos diversos níveis de ensino; selecionar, avaliar, desenvolver e utilizar novas metodologias e materiais didáticos adequados ao ensino.
EMENTA:

A disciplina articulará o conhecimento biológico, a pesquisa em ensino de ciências e o ensino fundamental e médio, nos temas ser humano, genética e evolução, a partir das seguintes atividades: identificação das dificuldades no processo ensino-aprendizagem, análise de recursos didáticos disponíveis para a abordagem desses temas, produção de novos materiais educativos e de novas metodologias, elaboração e execução de projetos educativos.


BIBLIOGRAFIA:

ARAGÃO, R. M. de, SCHNETZLER, R. P. e CERRI, Y. L. N. S. (orgs.). Modelos de ensino: corpo humano, célula, reações de combustão. Piracicaba, SP: UNIMEP/CAPES/PROIN, 2000.
CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994.
CHASSOT, A. e OLIVEIRA, R. J. de (orgs.) Ciência, Ética e Cultura na Educação. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 1998.
COSTA, L. S. M. da. A abordagem do corpo humano nos livros didáticos: informação e ideologia. Niteroi, RJ: s. n., 1996.
DELIZOICOV, Demétrio e ANGOTTI, José André. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1991.
GIORDAN, A. e DE VECCHI, G. As Origens do Saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
KRASILCHIK, Myriam e TRIVELATO, Silvia L. F. (coords). Biologia para o cidadão do século XXI. São Paulo: FEUSP, 1995.
LENTIN, Jean-Pierre. Penso, logo me engano. São Paulo: Ática, 1996
NARDI, Roberto (org.). Questões Atuais no Ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras, 1998.
NARDI, Roberto, BASTOS, Fernando e DINIZ, Renato Eugênio da S. (orgs.) Pesquisas em ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2004.