UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS
DISCIPLINA: Laboratório de Ensino III
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP02-09162
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Ciências Biológicas (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender os processos históricos de construção do conhecimento biológico e suas implicações para o ensino de Biologia; analisar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos envolvendo os temas diversidade biológica e ecologia por estudantes de várias faixas etárias; avaliar o papel desses conteúdos no currículo escolar dos diversos níveis de ensino; selecionar, avaliar, desenvolver e utilizar novas metodologias e materiais didáticos adequados ao ensino.
EMENTA:

A disciplina articulará o conhecimento biológico, a pesquisa em ensino de ciências e as disciplinas escolares Ciências e Biologia do ensino fundamental e médio, nos temas diversidade biológica e ecologia, a partir das seguintes atividades: identificação das dificuldades no processo ensino-aprendizagem; análise de recursos didáticos disponíveis para a abordagem desses temas; produção de novos materiais educativos e de novas metodologias; elaboração e execução de projetos educativos.


BIBLIOGRAFIA:

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CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994.
CHASSOT, A. e OLIVEIRA, R. J. de (orgs.) Ciência, Ética e Cultura na Educação. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 1998.
DELIZOICOV, Demétrio e ANGOTTI, José André. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1991.
GIORDAN, A. e DE VECCHI, G. As Origens do Saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
LENTIN, Jean-Pierre. Penso, logo me engano. São Paulo: Ática, 1996
NARDI, Roberto. Questões Atuais no Ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras, 1998.
NARDI, Roberto, BASTOS, Fernando e DINIZ, Renato Eugênio da S. (orgs.) Pesquisas em ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2004.
SCHNETZLER, R. P. & ARAGÃO, R. M. R. de. Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas, SP: R. Vieira Gráfica e Editora Ltda, 2000.
TRIVELATO JR., José. Concepções de alunos sobre fungos e bactérias: subsídios para o ensino. São Paulo: FEUSP, 1995.
WORTMANN, M. L. C., SOUZA, N. G. S. de e KINDEL, E. A. I. O estudo dos vertebrados na escola fundamental. São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 1997.