UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS
DISCIPLINA: Laboratório de Ensino II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP02-09156
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Ciências Biológicas (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender os processos de investigação próprios das Ciências Naturais; analisar as implicações sociais do desenvolvimento científico desta área do conhecimento; analisar o processo de aprendizagem dos conceitos científicos por estudantes de várias faixas etárias; avaliar o papel desses conteúdos no currículo escolar dos diversos níveis de ensino; selecionar, avaliar, desenvolver e utilizar novas metodologias e materiais didáticos adequados ao ensino.
EMENTA:

A disciplina articulará o conhecimento científico, a pesquisa em ensino de ciências e a disciplina escolar Ciências do ensino fundamental, com ênfase nos conceitos físicos, químicos, geológicos e astronômicos e suas interfaces com conceitos biológicos, a partir das seguintes atividades: identificação das dificuldades no processo ensino-aprendizagem; análise de recursos didáticos disponíveis para a abordagem desses temas; produção de novos materiais educativos e de novas metodologias; elaboração e execução de projetos educativos.


BIBLIOGRAFIA:

CANIATO, R. Projeto de ação integrada. A Terra em que vivemos. Campinas, SP: Papirus, 1989.
CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994.
CHASSOT, A. e OLIVEIRA, R. J. de (orgs.) Ciência, Ética e Cultura na Educação. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 1998.
GASPAR, Alberto. Experiências de Ciências para o 1º Grau. São Paulo, Ática, 1995.
GIORDAN, A. e DE VECCHI, G. As Origens do Saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
GEPEQ. Interações e Transformações: química para o 2º grau - livro do aluno. São Paulo: Editora da USP, 1996 - (3 volumes).
GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1. 5ª ed. São Paulo: Editora da USP, 1999 - (3 volumes).
LEVINE, S. & GRAFTON, Allison. Brincando de Einstein. Atividades científicas e recreativas para sala de aula. Campinas, Papirus, 1995.
MOREIRA, M. A. e AXT, R. Tópicos em Ensino de Ciências. Porto Alegre: Sagra, 1991.
MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS. Brincando com a Ciência. Experimentos Interativos de Baixo Custo. Rio de Janeiro: MAST,1996.
NARDI, Roberto. Questões Atuais no Ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras, 1998.
NARDI, Roberto, BASTOS, Fernando e DINIZ, Renato Eugênio da S. (orgs.) Pesquisas em ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2004.
SCHNETZLER, R. P. & ARAGÃO, R. M. R. de. Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas, SP: R. Vieira Gráfica e Editora Ltda, 2000.