UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS
DISCIPLINA: Introdução ao Pensamento Biológico
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP02-09145
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Ciências Biológicas (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Discutir as principais correntes filosóficas da ciência. Entender as diferentes visões da metodologia científica;
Compreender o processo de construção e afirmação da Biologia enquanto ciência;
Reconstruir a história da construção de importantes conceitos biológicos;
Discutir os aspectos éticos da produção e utilização dos conhecimentos científicos, em geral, e biológicos, em particular.

EMENTA:

A ciência e as outras formas de conhecimento do mundo; a ciência como processo, produto e Instituição; características do conhecimento científico; ciências factuais e abstratas; ciências sociais e naturais. Ciência e Filosofia: principais correntes da filosofia da ciência (racionalismo, empirismo e construtivismo); método(s) científico(s): indução e dedução; método hipotético-dedutivo; ciência normal e paradigmas, mudança de paradigma, verdade científica. Características da produção do conhecimento biológico; desenvolvimento de novos conceitos; experimentação versus comparação; características especiais dos organismos vivos; redução e emergência. A história da construção de diferentes conceitos biológicos. Ciência e verdade. Os aspectos éticos da produção e utilização do conhecimento científico, em geral, e biológicos, em particular: ciência, ética e poder.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP02-02364 Biologia I
 
BIBLIOGRAFIA:

ANDERY, Maria Amália et al. Para compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. São Paulo:EDUC,2003.
BUICAN, Denis. Darwin e o darwinismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
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CHALMERS, Alan. F. A Fabricação da Ciência. São Paulo: UNESP, 1994.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1996.
CHRÉTIEN, Claude. A Ciência em Ação. Campinas: Papirus, 1994.
FREIRE-MAIA, Newton. A Ciência por Dentro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
KNELLER, George F. A Ciência como atividade humana. Rio de Janeiro e São Paulo: Jorge Zahar e EDUSP.
LENTIN, Jean-Pierre. Penso, logo me engano. São Paulo: Ática, 1996.
LUNGARZO, Carlos. O que é Ciência. São Paulo: Brasiliense, 1993.
MAYR, Ernst. O Desenvolvimento do Pensamento Biológico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.
ROSE, Michael. O Espectro de Darwin. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
ROTHMAN, Tony. Tudo é relativo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2005.
SILVER, Brian L. A Escalada da Ciência. Florianópolis: UFSC, 2003.
THUILLER, Pierre. De Arquimedes a Einstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
WITKOWSKI, Nicolas. Uma história sentimental das Ciências. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.