UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Tendências Atuais do Ensino de Geografia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP05-09140
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - Geografia (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar as tendências atuais do ensino de geografia na escola básica. Problematizar a relação entre conceitos e conhecimentos científicos e o conhecimento escolar. Construir Projetos de trabalho interdisciplinares para o ensino de geografia. Elaborar e fundamentar propostas de ensino a partir de temáticas atuais e de novas tecnologias. Analisar a recente produção didática em geografia, com destaque para os livros didáticos.
EMENTA:

Conhecimento Científico e Contextualização Escolar. Ensino de Geografia e Projetos de Trabalho. Interdisciplinaridade. Multimídia e ensino de geografia. Os livros didáticos de geografia.


BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA. Rosângela Doin de (1996). A propósito da questão teórico-metodológica sobre o ensino de Geografia. In: Terra Livre 8, São Paulo: Marco Zero.
CARLOS, Ana F. A. e OLIVEIRA, Ariovaldo U. de (orgs) (1999). Reformas no mundo da educação - parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Ed. Contexto.
CARVALHO, Maria Inês (1998). Fim de Século - A Escola e a Geografia. Ijuí/RS: Editora UNIJUI.
CAVALCANTI, Lana de S. (1998). Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Papirus: Campinas-SP.
FOUCAULT, Michel (1989). Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Ed. Graal.
GEORGE, Pierre (s/d). Problemas, Doutrina e Método. In George e outros. A Geografia Ativa. S. P.: DIFEL, P. 9-40.
HARTSHORNE, Richard (1978). Propósitos e Natureza da Geografia. HUCOTEC/EDUSP, SÃO Paulo-SP.
LACOSTE, Yves. A Geografia - Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a Guerra. Papirus Ed.: São Paulo-SP.
MORAES, Antônio Carlos Roberto de (2000). Geografia e Ideologia nos Currículos do 1º grau. In Barreto, Elba S.S. (org). Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Campinas-SP: Autores Associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, pág. 163-192.
MORATO, Edwiges Maria (2000). Vigotski e a perspectiva enunciativa da relação entre linguagem, cognição e mundo social. In: Educação e Sociedade, N. 71, São Paulo: CEDES.
MOREIRA, Ruy (1987). O Discurso do Avesso (para a crítica da Geografia que se ensina). Dois Pontos: RJ.
NOVAK, Joseph D. e GOWIN, D. Bob (1999). Mapas conceptuais para a aprendizagem significativa. In Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, pág. 30 a 70.
OLIVEIRA, Ariovaldo U. de e PONTUSCHKA, Nídia N. (2002). Geografia em Perspectiva. S.P: Ed. Contexto.
PAGNELLI, Tomoko Iyda (2002). Reflexões sobre categorias, conceitos e conteúdos geográficos: seleção e organização. In Pontuschka, N. e Oliveira, A. Geografia em Perspectiva. S.P: Ed. Contexto, p. 149-157.
PARÂMETROS Curriculares Nacionais de Geografia - MEC (1997, 1999, 2000).
POZO, Juan Ignacio (1998). A aprendizagem e o ensino de fatos e conceitos. In COLL, C., POZO, J. I., SARABIA, Bernabé e ENRIC, Valls. Os Conteúdos na Reforma - ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. P. Alegre: Artes Médicas, p. 17-71.
QUAINI, Massino (1979). Marxismo e Geografia. Paz e Terra, Rio de Janeiro-RJ.
SANTOS, Milton (1986). Por uma Geografia Nova - Da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. Ed. HUCITEC, São Paulo-SP.
SANTOS, Milton (1994). TÉCNICA ESPAÇO TEMPO - Globalização e meio técnico-científico-informacional. Ed. Hucitec, São Paulo-SP.
SANTOS, Milton (2000). Território e Sociedade: entrevista com M. Santos. São Paulo: Editora Perseu Abramo.
VESENTINI, José W. (1989). Geografia e Ensino - Textos Críticos. Papirus, Campinas-SP.
VYGOTSKY, L. S. (1989). A Formação Social da Mente. Martins Fontes, São Paulo-SP.
VYGOTSKY, L. S. (1989). Pensamento e Linguagem. Martins Fontes, São Paulo-SP.
LIVRO DIDÁTICOS diversos para os níveis fundamental e médio.

Dicionários/Revistas:
1) Dicionário Cartográfico - Cêurio de Oliveira. IBGE, RJ, 1983;
2) Dicionário Geológico/Geomorfológico. Antônio Teixeira Guerra, IBGE, RJ, 1993;
3) Dicionário de Geografia. Ed. Melhoramentos, São Paulo, 1996.
4) Revista Nova Escola, São Paulo: Ed. Abril. Números diversos.