UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Geografia e planejamento
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP05-09136
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - Geografia (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):


Relacionar a problemática espacial com o planejamento urbano e regional e gestão urbana; Instrumentalizar o professor-pesquisador com questões referentes ao direito à cidade, a democratização das ações e intervenções de planejamento territorial; Estimular a participação social na definição de recursos e intervenção sobre o território; Produzir material didático/acadêmico que permita a divulgação e a socialização de dos instrumentos legais sobre direito urbano e cidadania, contribuindo com os movimentos sociais na construção da consciência de cidadania a partir da escola (criança e do adolescente) e a cidadania plena - conhecer o espaço vivido e as bases legais para fundamentar a reivindicação.

EMENTA:

Ação, poder e intervenção: o poder das escalas a escola do poder. A história do Planejamento urbano e regional. Ciência e intervenção - pensamento complexo. Participação social e território. Avaliando instrumento de gestão do território (da gestão tecnocática à socialização dos instrumentos de direito à cidade): Estatuto das cidades, Plano Nacional sobre a Região metropolitana, Política fundiária - regularização da terra, Plano diretor. Orçamento participativo. Plano diretor participativo. Trabalho de Campo Curricular.


BIBLIOGRAFIA:

VAINER, Carlos. As escalas do poder e o poder das escalas: o que pode o poder local. In Planejamento e território. Cadernos do IPPUR. 2001-2/2002-1. IPPUR-UFRJ/DP&A.
SCHIMIDT, R. & FARRET, L. A cidade do autoritarismo. In A questão urbana. São Paulo Brasiliense.