UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Pesquisa em Geografia I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP05-09122
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Geografia (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- Discutir a importância da pesquisa na formação de professores de Geografia.
- Possibilitar ao aluno a elaboração de um anteprojeto de pesquisa em Geografia, pautando-se no tensionamento de seu objeto e questão de pesquisa.

EMENTA:

A importância da pesquisa na formação de professores. Fundamentos gerais de pesquisa em Geografia. O desenvolvimento de um anteprojeto de pesquisa. Técnicas de pesquisa em Geografia.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP05-09116 Metodologia da Pesquisa em Geografia
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP05-04410 Monografia I
 
BIBLIOGRAFIA:

BARRETO, Alcyrus V. P. & HONORATO, Cezar T. Manual de Sobrevivência na Selva Acadêmica. Rio de Janeiro: Objeto Direto, 1999.
BASTOS, Lilia R. et al. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses e dissertações. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
ECO, Humberto. Como se faz uma tese em Ciências Humanas. Lisboa: Ed. Presença, 1982.
MOROZ, Melania & GIANFALDONI, Mônica H. T. A. O Processo de Pesquisa: iniciação. Brasília: Plano Editora, 2002.