UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Organização do Espaço Geográfico Brasileiro
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FFP05-09121
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Geografia (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Discutir os padrões de organização do espaço brasileiro, articulando os processos econômicos, políticos e sociais concernentes à industrialização, urbanização, dinâmica populacional e regionalização.
EMENTA:

Periodização espacial e regionalizações do Brasil. O Brasil do arquipélago e o pacto federativo nacional. A integração econômica do espaço nacional: industrialização, urbanização, modernização da agricultura, os movimentos migratórios, o planejamento regional - hierarquias e redes espaciais. O Brasil na era da globalização: a opção internacionalizante e as novas tendências dos padrões espaciais. Prática Curricular em Geografia. Trabalho de Campo Curricular.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP05-09115 Formação de Território Brasileiro
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP05-03251 Geografia Regional do Brasil II
FFP05-03338 Geografia Regional do Brasil III
 
BIBLIOGRAFIA:

Santos, Milton. Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Castro, Antônio Barros de. 7 ensaios sobre a economia brasileira. Rio de Janeiro: Forense Universitrária, 1971, Caps. 4 ("A herança regional no desenvolvimento brasileiro") e 5 ("A industrialização descentralizada no Brasil").
Sachs, Ignacy, Wilheim, J. e Pinheiro, P. S. (orgs.). Brasil: um século de transformações. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
Oliveira, Francisco de. A economia brasileira: crítica à razão dualista. Petrópolis: Ed. Vozes, 1972. Caps. 2 ("O desenvolvimento capitalista pós-anos 30 e o processo de acumulação") e 3 ("Um intermezzo para a reflexão política: revolução burguesa e acumulação industrial no Brasil").
Gonçalves Neto, Wenceslau. Estado e agricultura no Brasil: política agrícola e modernização econômica brasileira 1960-1980. São Paulo: Hucitec, 1997. Caps. 1 e 2.
Santos, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.
Araújo, Tânia Bacelar. Dinâmica regional brasileira: rumo à desintegração competitiva?. Mimeo.
Oliveira, Francisco de. Elegia para uma Re(li)gião: Sudene, Nordeste - Planejamento e conflito de classes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981, 3a ed.