UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado no Ensino de Geografia III
CARGA HORÁRIA: 120 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP05-09120
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Geografia (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio4 8 120
TOTAL 4 8 120

OBJETIVO(S):

Promover a prática docente como eixo fundamental na formação inicial do educador sob fundamento da articulação teoria e prática; Discutir as dimensões ética, sóciopolítica, humana, técnica e os princípios epistemológicos do ensino de Geografia; Elaborar e executar planejamento de atividades de ensino de Geografia em unidades escolares de Ensino Médio sob orientação; Avaliar as práticas docentes propostas e desenvolvidas;
Analisar a prática docente de educador-geógrafo em sua amplitude e desafios.

EMENTA:

Procedimentos metodológicos para o ensino de Geografia no Ensino Médio. Planejamento de atividades de ensino. Investigação e análise das tendências e propostas de ensino de Geografia. Prática Laboratorial.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP04-09075 Estágio Supervisionado I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP05-07033 Prática de Ensino III - Geografia
 
BIBLIOGRAFIA:

CARVALHO, Maria Inês. Fim de Século - A Escola e a Geografia. Ijuí/RS: Editora UNIJUI, 1998.
CASTRO, Iná Elias de & et alli. (Org.) Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
CAVALCANTI. Lana de Souza. Geografia e Prática de Ensino. Goiânia: Alternativa. 2002.
MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio
OLIVEIRA, Inês. (Org.) A democracia no cotidiano da Escola. Rio de Janeiro: DP&A Editora/SEPE-RJ. 2001.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação. Porto Alegre: Ed. Artmed. 1999.
Prática de Ensino de Geografia. Terra Livre No. 08 - Abril/1991 - Vários Autores. AGB/Marco Zero.
Livros didáticos diversos para os níveis médio.