UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado no Ensino de Geografia II
CARGA HORÁRIA: 120 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP05-09114
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Geografia (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio4 8 120
TOTAL 4 8 120

OBJETIVO(S):

Promover a prática docente como eixo fundamental na formação inicial do educador sob fundamento da articulação teoria e prática no contexto da escola básica; Discutir as dimensões ética, sóciopolítica, humana, técnica e os princípios epistemológicos do ensino de Geografia; Elaborar e executar planejamento de atividades de ensino de Geografia em unidades escolares de Ensino Fundamental sob orientação; Avaliar as práticas docentes propostas e desenvolvidas; Analisar a prática docente de educador-geógrafo em sua amplitude e desafios.
EMENTA:

Procedimentos metodológicos para o ensino de Geografia no Ensino Fundamental. Planejamento de atividades de ensino. A aprendizagem da Geografia no ensino fundamental. Investigação e análise das tendências e propostas de ensino de Geografia para o ensino fundamental. Prática Laboratorial.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP04-09075 Estágio Supervisionado I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP05-07032 Prática de Ensino II - Geografia
 
BIBLIOGRAFIA:

CASTRO, Iná Elias de & et alli. (Org.) Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos & et alli. A Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. RS: Porto Alegre. Editora UFRGS/AGB Porto Alegre. 4ª edição. 2003.
CAVALCANTI. Lana de Souza. Geografia e Prática de Ensino. Goiânia: Alternativa. 2002.
LOPES, Alice Ribeiro C. Conhecimento Escolar: ciência e cotidiano. RJ: Editora da UERJ, 1999.
MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Fundamental - Geografia
OLIVEIRA, Ariovaldo U. de & PONTUSCHKA Nídia N. (Org.) Geografia em Perspectiva. SP: Contexto, 2002.
Livros didáticos do ensino fundamental - diversos.