UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Análise e Produção de Material Didático
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP05-09105
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Geografia (versão 2)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar e produzir materiais didáticos para diferentes conteúdos e conceitos geográficos, coerentes com as concepções de ensino-aprendizagem estruturadoras de uma didática da Geografia, tendo por fundamento a busca da unidade entre teoria e a prática e o princípio da pesquisa na formação dos professores de Geografia.
EMENTA:

Produção de materiais didáticos. Aprendizagem dos conteúdos e conceitos da geografia. Proposições didáticas para o ensino escolar da Geografia. Prática Laboratorial.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP05-09095 Oficina de Leitura e Produção de Textos II
 
BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Rosângela D. de e PASSINI, Elza Y. (1994). O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto.
ALMEIDA. Rosângela Doin de (1996). A propósito da questão teórico-metodológica sobre o ensino de Geografia. In: Terra Livre 8, São Paulo: Marco Zero.
ANTUNES, Aracy R. et alli (1993). Estudos Sociais: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: ACCESS ed.
CARLOS, Ana Fani A. - org. (1999). A Geografia na Sala de Aula. São Paulo: Contexto.
CARVALHO, Márcia S. de - org. - (1998). Para Quem Ensina Geografia. Londrina-PR: Ed. Universidade Estadual de Londrina.
CARVALHO, Maria Inês (1998). Fim de Século - A Escola e a Geografia. Ijuí/RS: Editora UNIJUI.
CASTROGIOVANNI, Antonio C. et al (orgs.) (1999). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre-RS: Editora da UFRGS.
CAVALCANTI, Lana de S. (1998). Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Papirus: Campinas-SP.
FREIRE, Paulo (1981). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: ed. Paz e Terra.
LACOSTE, Yves. A Geografia - Isso Serve, Em Primeiro Lugar, Para Fazer a Guerra. Papirus Ed.: S.Paulo-SP.
MEIRIEU, Philippe (1998). Aprender... sim, mas como? Artes Médicas: Porto Alegre-RS.
MORATO, Edwiges Maria (2000). Vigotski e a perspectiva enunciativa da relação entre linguagem, cognição e mundo social. In: Educação e Sociedade, N.71, São Paulo: CEDES.
MOREIRA, Ruy (1987). O Discurso do Avesso (para a crítica da Geografia que se ensina). Dois Pontos: RJ.
NOVAK, Joseph D. e GOWIN, D. Bob (1999). Mapas conceptuais para a aprendizagem significativa. In Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, pág. 30 a 70.
OLIVERIA, Ariovaldo U. De e PONTUSCHKA, Nídia N. (2002). Geografia em Perspectiva. S.P: Ed. Contexto.
PARÂMETROS Curriculares Nacionais de Geografia - MEC (1997, 1999, 2000).
PASSINI, Elza Y. (1994). Alfabetização Cartográfica e o Livro Didático: uma análise crítica. Belo Horizonte-MG: Editora Lê S/A.
PENTEADO, Heloísa Dupas (1994). Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez.
POZO, Juan Ignacio (1998). A aprendizagem e o ensino de fatos e conceitos. In COLL, C., POZO, J. I., SARABIA, Bernabé e ENRIC, Valls. Os Conteúdos na Reforma - ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. P. Alegre: Artes Médicas, p. 17-71.
SANTOS, Milton (1986). Por Uma Geografia Nova - Da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. Ed. HUCITEC, São Paulo-SP.
SANTOS, Milton (2004). A Natureza do Espaço. Edusp: São Paulo-SP.
SIMIELLI, Maria Elena R. e outros (1992). Do plano ao tridimensional: a maquete como recurso didático. In Boletim Paulista de Geografia. São Paulo: AGB-São Paulo, nº 70, p. 5-21.
SIMIELLI, Maria Elena R. (1999). Cartografia no ensino fundamental e médio. In CARLOS, Ana Fani A. - org. (1999). A Geografia na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, p. 92-108.
SOAES, Magda Becker (s/d). A linguagem didática. In Nagle, J. Educação e Linguagem. SP: Edart.
VESENTINI, José W. (1989). Geografia e Ensino - Textos Críticos. Papirus, Campinas-SP.
VYGOTSKY, L. S. (1989). A Formação Social da Mente. Martins Fontes, São Paulo-SP.
VYGOTSKY, L. S. (1989). Pensamento e Linguagem. Martins Fontes, São Paulo-SP.
WEISZ, Telma e Sanchez, Ana (2003). O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. SP: Ed. Ática.
L'Enseignement de La Géographie - petit guide à l'usage dês maîtres, vers la compréhension internationale (1952). Anais do Stage d'études international sur l'enseignement de la géographie et la compréhension internationale. Pays Bas: Organisation dês Nations Unies.

Dicionários/Revistas:
1)Dicionário Cartográfico - Cêurio de Oliveira. IBGE, RJ, 1983; 2)Dicionário Geológico/Geomorfológico. Antônio Teixeira Guerra, IBGE, RJ, 1993; 3)Dicionário de Geografia. Ed. Melhoramentos, São Paulo, 1996.
Revista Nova Escola, São Paulo: Ed. Abril. Números diversos.