UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Metodologias e Práticas Pedagógicas da Geografia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP05-09100
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Geografia (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Fundamentar conceitual e metodologicamente procedimentos de ensino-aprendizagem; articular os conceitos geográficos ao cotidiano dos alunos do ensino fundamental e médio; desenvolver propostas de atividades práticas para o ensino fundamental e médio partir de conteúdos geográficos.
EMENTA:

A relação sociedade-natureza e educação geográfica; Fundamentos conceituais e pedagógicos para procedimentos de ensino experimental da Geografia. Técnicas e procedimentos pedagógicos para orientação de construção de maquetes, realização de peças de teatro, vídeos, entrevistas, debates; Procedimentos para realização de excursões, trabalhos de campo, visitas guiadas etc; Análise de filmes, programas e documentários em vídeo. Prática Laboratorial.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP05-09095 Oficina de Leitura e Produção de Textos II
 
BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Rosângela D. de e PASSINI, Elza Y. (1994). O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto.
ALMEIDA. Rosângela Doin de (1996). A propósito da questão teórico-metodológica sobre o ensino de Geografia. In: Terra Livre 8, São Paulo: Marco Zero.
CARLOS, Ana Fani A. - org. (1999). A Geografia na Sala de Aula. São Paulo: Contexto.
CARVALHO, Márcia S. de - org. - (1998). Para Quem Ensina Geografia. Londrina-PR: Ed. Universidade Estadual de Londrina.
CASTROGIOVANNI, Antonio C. et ai (orgs.) (1999). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre-RS: Editora da UFRGS.
CAVALCANTI, Lana de S. (1998). Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Papiros; Campinas-SP.
MOREIRA, Ruy (1987). O Discurso do Avesso (para a crítica da Geografia que se ensina. Dois Pontos: RJ.
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OLIVERIA, Ariovaldo U. De e PONTUSCHKA, Nídia N. (2002). Geografia em Perspectiva. S.P: Ed. Contexto.
PARAMETROS Curriculares Nacionais de Geografia - MEC (1997, 1999,2000).
PASSINI, Elza Y. (1994). Alfabetização Cartográfica e o Livro Didático: uma análise crítica. Belo Horizonte- MG: Editora Lê S/A.
PENTEADO, Heloísa Dupas (1994). Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez.
SIMIELLI, Maria Elena R. e outros (1992). Do plano ao tridimensional: a maguete como recurso didático. In Boletim Paulista de Geografia. São Paulo: AGB-São Paulo, nO70, p. 5-21.
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VESENTINI, José W. (1989). Geografia e Ensino - Textos Críticos. Papirus, Campinas-SP.
WEISZ, TeIma e Sanchez, Ana (2003). O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. SP: Ed. Ática.
L 'Enseignement de La Géographie - petit guide à I'usage dês maîtres, vers Ia compréhension internationale
(1952). Anais do Stage d'études international sur I'enseignement de Ia géographie et Ia compréhension
internationale. Pays Bas: Organisation dês Nations Unies.
Revista Nova Escola, São Paulo: Ed. Abril. Números diversos.