UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Oficina de Leitura e Produção de Textos I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP05-09090
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Geografia (versão 2)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Identificar diferenças entre texto científico, texto técnico, texto literário, texto jornalístico e texto didático; Compreender diferenças entre artigo, resenha, relatório, resumo e fichamento; e manipular textos, averiguando as diferentes abordagens da literatura acadêmica em Geografia, em distintos níveis de ensino.
EMENTA:

Fundamentos da produção e leitura de textos, como leitura do mundo. Ciência e não-ciência. Método científico e argumentação científica. Educação para a Ciência. O trabalho científico individual. Produção do conhecimento científico: descrição, explicação, problemática e proposição. Prática de leitura e produção de resenhas, fichamentos, resumos. Organização de seminários. Prática Laboratorial.


BIBLIOGRAFIA:

BOAVENTURA, Edivaldo. Como ordenar as idéias. Série Princípios. Rio de Janeiro: Ática, 2002.
KAPLAN, Abraham. A conduta na pesquisa: metodologia para as ciências do comportamento. São Paulo:USP, 1972.
LAVILLE, Cristian & DIONNE, Jean. A construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte, Ed UFMG, 1999.
ZIMAN, John. Conhecimento Público: série número 8 - O homem e a Ciência. São Paulo: USP, 1979.
LEITE, Yonne & CALLOU. Dinah. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
FIGUEIREDO, Haydée da Graça F. et.al. (orgs.). Vozes da Educação: 500 anos de Brasil, 2004.