UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Relação Raciais e Educação
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09089
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Analisar a construção dos conceitos acerca de raça numa perspectiva histórico-social e suas implicações com as formas pelas quais o racismo se estabeleceu no mundo e, particularmente, no Brasil.
Conhecer a especificidade da formação da nação brasileira, revisando mitos e paradigmas ainda presentes no senso comum acerca da raça;
Estabelecer a relação entre racismo e a construção da identidade individual e de grupo.
Analisar a Lei 10.639, que inclui a temática racial nos currículos oficiais, e suas diretrizes, bem como, políticas estabelecidas para a promoção da igualdade racial brasileira, com destaque na educação.

EMENTA:

Conceitos relevantes nos estudos e pesquisas sobre relações raciais. A construção do racismo. O racismo no Brasil. A condição dos afro-brasileiros nos setores sociais. A questão da identidade individual e de grupos. O racismo na educação brasileira. Multiculturalismo e racismo. Políticas de Ação Afirmativa.


BIBLIOGRAFIA:

BENTO, Maria Aparecida Silva. Cidadania em preto e branco. Discutindo as relações raciais. São Paulo: Ática, 2003.
CANEN, Ana. Relações raciais e currículo: reflexões a partir do multiculturalismo. In. OLIVEIRA, Iolanda (org) Cadernos Penesb nº 3. Niterói: EdUFF, 2001.
D'ADESKY, Jacques. Pluralismo étnico e multiculturalismo: racismo e anti-racismos no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.
JACCOUD, Luciana e BEGHIN, Nathalie. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília. IPEA, 2002.
MUNANGA, Kbengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In. BRANDÃO, André Augusto Pereira (org) Cadernos Penesb nº 5. Niterói: EdUFF, 2003.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia dos Letras, 1995.
SEYFERTH, Giralda. O beneplácito da desigualdade: breve digressão sobre o racismo. In: Racismo no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2002.
SISS, Ahyas. Afro-brasileiros, cotas e ação afirmativa: razões históricas. Rio de Janeiro: Quartet; Niterói: PENESB, 2003.
SOUZA, Neuza Santos. Tornar-se negro. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
TODOROV, Tzvetan. Nós e os outros: a reflexão francesa sobre a diversidade humana (O universa e o relativo e Raças). Rio de Janeiro: Zahar, 1993.