UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Relação Raciais e Educação
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09089
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Conceitos relevantes nos estudos e pesquisas sobre relações raciais. A construção do racismo. O racismo no Brasil. A condição dos afro-brasileiros nos setores sociais. A questão da identidade individual e de grupos. O racismo na educação brasileira. Multiculturalismo e racismo. Políticas de Ação Afirmativa.

OBJETIVO(S):

Analisar a construção dos conceitos acerca de raça numa perspectiva histórico-social e suas implicações com as formas pelas quais o racismo se estabeleceu no mundo e, particularmente, no Brasil.

Conhecer a especificidade da formação da nação brasileira, revisando mitos e paradigmas ainda presentes no senso comum acerca da raça;

Estabelecer a relação entre racismo e a construção da identidade individual e de grupo.

Analisar a Lei 10.639, que inclui a temática racial nos currículos oficiais, e suas diretrizes, bem como, políticas estabelecidas para a promoção da igualdade racial brasileira, com destaque na educação.



BIBLIOGRAFIA:

BENTO, Maria Aparecida Silva. Cidadania em preto e branco. Discutindo as relações raciais. São Paulo: ática, 2003.

CANEN, Ana. Relações raciais e currículo: reflexões a partir do multiculturalismo. In. OLIVEIRA, Iolanda (org) Cadernos Penesb nº 3. Niterói: EdUFF, 2001.

D´ADESKY, Jacques. Pluralismo étnico e multiculturalismo: racismo e anti-racismos no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.

JACCOUD, Luciana e BEGHIN, Nathalie. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília. IPEA, 2002.

MUNANGA, Kbengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In. BRANDãO, André Augusto Pereira (org) Cadernos Penesb nº 5. Niterói: EdUFF, 2003.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia dos Letras, 1995.

SEYFERTH, Giralda. O beneplácito da desigualdade: breve digressão sobre o racismo. In: Racismo no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2002.

SISS, Ahyas. Afro-brasileiros, cotas e ação afirmativa: razões históricas. Rio de Janeiro: Quartet; Niterói: PENESB, 2003.

SOUZA, Neuza Santos. Tornar-se negro. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

TODOROV, Tzvetan. Nós e os outros: a reflexão francesa sobre a diversidade humana (O universa e o relativo e Raças). Rio de Janeiro: Zahar, 1993.