UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação e Direitos Humanos
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP04-09088
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Compreender a relação entre educação, direitos humanos e cidadania.
Refletir sobre os seus respectivos e inter-relacionais pressupostos políticos, desenvolvimento histórico, tensões e perspectivas na criação da cultura de direito nas sociedades contemporâneas.

EMENTA:

A relação entre educação e direitos humanos na consolidação do Estado Democrático e da Cidadania. Projetos e práticas educativas promotoras da cultura de direitos. Educação e direitos humanos frente às políticas neoliberais.


BIBLIOGRAFIA:

BEDIN, Gilmar Antonio. Os direitos do homem e o neoliberalismo. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002.
BENEVIDES, M. V. Cidadania e democracia. São Paulo: Lua Nova, CEDEC, n. 33, 1994.
BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1992.
BUFFA, ARROYO e NOSELLA (orgs). Educação e Cidadania: quem educa o cidadão. São Paulo: Cortez, 1987.
CANDAU, Vera (Org) Educar em Direitos Humanos. Petrópolis: Vozes, 2000.
CARVALHO, J. M. Desenvolvimento de La ciudadania em Brasil. México: Fondo de Cultura, 1995.
Lesbaupin, Ivo. Direitos humanos na perspectiva das classes populares. Petrópolis, Vozes: 1987.
MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
NOVAES, Regina (org) Direitos Humanos: temas e perspectivas. Rio de Janeiro: Mauad, 2001.