UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação Física
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP04-09087
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Compreender as relações e distinções entre os conceitos de cultura corporal e identidade social. Refletir sobre as temáticas de qualidade de vida e representações sociais do corpo, como espaços construtores de identidades. Analisar as estratégias de produção cotidiana de sentidos do corpo como forma de expressão e sua relação com o bem estar físico e mental. Compreender a educação física como meio de promoção de saúde e de prevenção às doenças.
EMENTA:

Conceitos de qualidade de vida e saúde. Cultura do corpo e identidade social.O binômio corpo e saúde como foco para práticas de atividades físicas. Problematização corpo e saúde na pós-modernidade. O modo de produção de sentido da imagem do corpo na sociedade.


BIBLIOGRAFIA:

FERREIRA, N. T. Olhares sobre o corpo e imaginário social. In: Imaginário e representações sociais em educação física, esporte e lazer. R.J: Editora Gama Filho, 2001.
LOVISOLO, Hugo. Atividade física, educação e saúde. R.J. Ed. Sprint, 2000.
__________. Estética, esporte e educação física. R.J. Ed. Sprint, 1997.
MOREIRA, W. W.; SIMÕES. R. (Org) Esporte como fator de qualidade de vida. Piracicaba: Ed. UNIMEP, 2002.
__________. (Org) Qualidade de vida: complexidade e educação. Campinas: Papirus, 2001.
VOTRE, S. et al. (orgs). Imaginário e representações sociais em educação física, esporte e lazer. R. J.: Editora Gama Filho, 2001.