UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Informática na Educação
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP04-09086
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Compreender diferentes formas de utilização dos recursos da informática no trabalho pedagógico. Desenvolver conteúdos básicos do Windows, Word, Excel, Powerpoint e Internet como recurso pedagógico criativo de fixação de conteúdos e de pesquisa.
EMENTA:

A importância da informática no processo educativo. Conteúdos básicos de alguns dos principais programas informacionais. Recursos informacionais na produção de recursos pedagógicos. Utilizações da Informática no processo de pesquisa.


BIBLIOGRAFIA:

CROCHIK, José Leon. O computador no ensino e a limitação da consciência. São Paulo: Caso do Psicólogo, 1998.
TAJRA, Sammya Feitosa. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. São Paulo: Érika, 2000.
COBURN, Peter. Et alii. Informática na educação. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1988.
BARROS, Jorge Pedro Dalledonne; D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Computadores, escola e. sociedade.São Paulo: Spicione, 1988.
MARQUES, Cristina PC; Mattos, m. Isabel L. de; TAILLE, Yves de. Computador e ensino: uma aplicação à Língua Portuguesa. SP: Ática, 2ª Ed, 1995.
ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática. Os computadores na escola. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.