UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Pesquisa em Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP04-09085
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Distinguir as diferentes concepções de ciência.
Compreender o sentido da pesquisa na formação do professor.
Desconstruir a dicotomia teoria e prática no exercício da docência.
Identificar o cotidiano escolar como uma fonte permanente de questões.
Elaborar um projeto de pesquisa.

EMENTA:

O campo científico: concepções de ciência. A importância da pesquisa na produção do conhecimento. Ciência e pesquisa: o conhecimento pedagógico e a produção científica. A organização do trabalho científico: a formação do professor-pesquisador.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-01631 Técnicas de Estudo II
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES-MAZZOTTI, A. J. et AL. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
ANDRÉ, M. (org). O papel da pesquisa na formação e prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1998.
CONTRADIOPLOULOS, A. P., CHAMPAGNE, F., POTVIN, L. BOYLE, P. Saber preparar uma pesquisa. Rio de Janeiro: Abrasco-Hucitec, 1994.
DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.
_______. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1995.
_______. Pesquisa. Princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1996.
FAZENDA, I. C. A. (org.) Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
__________. (org) Novos Enfoques da Pesquisa em Educação. São Paulo: Cortez, 1992.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E. P. U., 1986.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 1999.
MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Ed. Atlas, 2001.
NÓVOA, A. et al.Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre a ciência. Lisboa: Afrontamento, 1998.
SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência Pós-Moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2000.