UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09084
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Analisar aspectos sociais, políticos e epistemológicos presentes nas diferentes concepções de educação de jovens e adultos.
EMENTA:

Visão histórica, política e social da educação de jovens e adultos (EJA) no contexto da educação popular Os sujeitos das políticas públicas de EJA. O trabalho político-pedagógico no cotidiano da EJA.


BIBLIOGRAFIA:

CARVALHO, José Murilo de. Os Bestilizados. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.
CHAUI, Marilena. Considerações sobre alguns cadernos do povo e o manifesto do CPC. In: Seminários: "O nacional e o popular na cultura brasileira". São Paulo, Brasiliense, 1983 (Seminário II, 1980, p. 63-92)
Coleção "Educação Popular", Rio de Janeiro, Ed. Loyola, 1994.
FÁVERO, Osmar. Cultura Popular/Educação Popular: memórias dos anos 60. Rio de Janeiro, Graal, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 20ª Ed. 1992.
____________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 3º Ed. 1994.
GADOTTI, Moacir. Uma só escola para todos: caminhos da autonomia escolar. Petrópolis, Vozes, 1990.
_____________ e Torres, Cª (org). Educação Popular: utopia latino-americana. São Paulo, Cortez/EDUSP, 1994.
GARCIA, Regina, L, e VALLA, Victor. A fala Excluídos. São Paulo, Papirus editora, 1996.
HURTADO, C. Nuñez. Comunicação e educação popular: educar para transformar, transformar para educar. Petrópolis, Vozes, 1993.
PAIVA, Vanilda. Paulo Freire e o nacionalismo desenvolvimentista. Rio de Janeiro. Graal. 1984.
___________ (Org). Perspectivas e dilemas de educação popular. Rio de Janeiro, Graal. 1984.
___________. Educação popular e educação de adultos. São Paulo, Loyola, 1983, 2ª Ed.
TAMARIT, José. Educar o Soberano. São Paulo, Cortez Editora, 1996.
COSTA, Marisa Vorraber (org). Educação Popular Hoje. São Paulo. Edições Loyola. 1999.