UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Arte e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP04-09083
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Desenvolver atitudes, interesses e noções estéticas através de propostas criativas que estimulem a observação, a expressão e a organização.
EMENTA:

A importância da arte no processo criativo do ser humano. A reflexão sobre a história da arte mundial. Propostas metodológicas que desafiem novas visões estéticas sobre a composição plástica. A arte na Educação como elemento motivador da interdisciplinaridade.




BIBLIOGRAFIA:

ARNHEIM, Rudolf, Arte e percepção visual - Uma psicologia da visão criadora. 3ª Edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo - EDUSP, 1986.
MUNARI, Bruno, Design e comunicação Visual. Lisboa: Edições 70, 1982.
VELLO, Valdemar. Mônica Colucci e Paula Ariane. Minigaleria e Glossário. São Paulo: Editora Scipione, 2001.
MARCHESI JR. Isaías. Atividades de Educação Artística. São Paulo: Editora Ática, 1998.
LOWENFELD, Viktor - BRITTAIN. W. Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1977.
BARBOSA, Ana Mae e SALES, Heloísa M. O ensino da arte e sua história. São Paulo: MAC, 1990.
FICHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1987.