UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Currículo,Cognição e Novas Tecnologias
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09082
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

O objetivo do curso será destacar a relação existente entre currículo, cognição e as novas tecnologias existentes na produção de subjetividade do professor e na concepção de conhecimento e humanidade.
EMENTA:

Ciência Cognitiva e a formação de professores; cognição como práxis inventiva; A dimensão teórico-prática da cognição no cotidiano escolar; A educação na perspectiva da biologia do conhecimento; A Tecnologia e os impactos nas concepções de tempo, espaço e conhecimento. Ciberespaço, cibercultura e o cyborg.


BIBLIOGRAFIA:

Fukuyama, Francis. Nosso futuro pós-humano - conseqüências da revolução da biotecnologia. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 2002.
Kastrup, V. A inveção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Campinas, SP: Papirus, 1999.
Levy, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
Maturana, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
Serrs, Michel. Hominescências - O começo de uma outra humanidade? Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2001.
Varela, F. J. Conhecer: as ciências cognitivas, tendências e perspectivas. Lisboa: Intituto Piaget, s/d.
Varela, F. J. & Thompson, E. & Rosch, E. A mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Wertheim, Margaret. Uma História do Espaço de Dante à internet. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2001.