UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Relação Pedagógica Contexto Políticas Sociais
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09081
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Analisar os processos históricos como fundamento para a compreensão das relações sociais.
Problematizar as relações sociais como formas de organização social e de exercício do poder.
Discutir a emergência da sociedade moderna e da subjetividade-indivíduo, a partir das transformações das relações medievais.
Analisar a prática higiênica e pedagógica como dispositivos de governo na modernidade.
Debater a prática pedagógica e a formação da subjetividade-indivíduo.

EMENTA:


A produção das relações sociais enquanto processos históricos, produtores de verdades. A emergência de instituições sociais tais como infância, família e escola e a constituição de territórios de exercício do poder. A modernidade e a subjetividade-indivíduo. A pedagogia como dispositivo de governo.



BIBLIOGRAFIA:

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1978.
COSTA, Jurandir F. Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro, Graal, 1989.
DONZELOT, Jacques. A polícia das famílias. Rio de Janeiro, Graal, 1986.
FOUCAULT, Michel. A Verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro, Nau Ed., 1996.
RAGO, M. Política da indiferença: individualismo e esfera pública na sociedade contemporânea. In: Anuário do Laboratório de Subjetividade e Política. Departamento de Psicologia, UFF, Nº 2, 1993, p. 11-29.
RODRIGUES, José Carlos. O corpo na história. Rio de Janeiro, Fiocruz, 1999.
BALEN, A. D. J. V. Disciplina e controle da sociedade: análise do discurso e da prática cotidiana. SÃO Paulo, Cortez Ed., 1983.