UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Alfabetização
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09079
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

A construção social do analfabetismo no Brasil. A apropriação da linguagem escrita como possibilidade de acesso ao conhecimento sistematizado. Concepções de alfabetização: pressupostos teórico-epistemológicos e conseqüências metodológicas.

OBJETIVO(S):

Compreender o papel social e político da alfabetização.

Discutir as condições históricas de produção do analfabetismo no Brasil.

Analisar os pressupostos teórico-epistemológicos que permeiam a prática alfabetizadora na escola.


DISCIPLINA CORRESPONDENTE
FFP01-07369Fund do Trab de Leitura e Expressão Escrita no Ensino Fundamental II

BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, J. J. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez, 1990.

FERREIRO, E. et TEBEROSKY. A psicogênese da língua escrita. POA: Artes Médicas, 1985.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Analfabetismo no Brasil. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. SP: Cortez. 32ª Ed., 1987.

GADOTTI, Moacir, ROMãO, José E. (orgs). Educação de Jovens e Adultos: Teoria, prática e proposta. São Paulo, Cortez, 1995.

GARCIA, R. L. (org.). A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. São Paulo: Cortez, 2ª Ed., 2000.

___________. (org) Novos olhares em alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.

ONG. W. Oralidade e cultura escrita. SP: Campinas: Papirus, 1998.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. SP: Martins Fontes, 1989.